O caminho da salvação é ouvir a pregação, crer, converter, santificar, aprender e trabalhar. Para manutenção desta obra Deus estabeleceu dízimos e ofertas voluntárias, no entanto, nos últimos anos alguns líderes começaram a cobrar inscrições e vender apostilas.
De fato, criaram evangelismo com cobrança de inscrições e venda de apostilas. Há espaço para esta metodologia? Veja versículos que podem auxiliar esta análise.
Mateus 10:8 Depois de reunir Jesus os seus doze discípulos...
A estes enviou Jesus dando estas instruções: .... de graça recebeste
de graça dai.
Este versículo sugere que as inscrições excessivas, obrigatórias e com valores estipulados no caminho da evangelização podem não estar de acordo com a norma bíblica. Já as ofertas a escolha do valor é determinado por quem doa e não por quem oferece o serviço conforme os versículos bíblicos abaixo
2 Coríntios 9:7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração;
não com tristeza...
1 Crônicas 29:5 Quem, pois, está disposto, hoje, a trazer ofertas
liberalmente ao Senhor?
Além destes textos, todas as pessoas que se aproximaram de Jesus nunca pagaram inscrições . Nas cartas dos apóstolos ninguém teve que pagar inscrições em eventos para treinamento espiritual, ao contrário, o apóstolo Paulo denunciou e rejeitou a relação entre a palavra de Deus e o dinheiro de negócios (business)
2 Coríntios 4:2 ... que são vergonhosas, não andando
em astúcia, nem mercadejando com a palavra de Deus
Os dízimos e ofertas são os princípios de Deus para as igrejas. É com este recurso financeiro dos dízimos e ofertas que Deus prometeu abençoar o seu povo.
Malaquias 3:10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro,
para que haja mantimento na minha casa...
Os dízimos e ofertas, como está escrito no livro de Malaquias, pertencem à Deus e devem ser devolvidos ao Senhor. Deus prometeu abençoar dizimistas e ofertantes. Apenas com dízimos e ofertas voluntárias o cristianismo se expandiu na época dos apóstolos e muitos ministérios cresceram.
As inscrições cobradas no caminho da evangelização pertencem às técnicas do business (negócios). Portanto, cobrar inscrições e vender apostilas no evangelismo não têm fundamentação bíblica.