7 de junho de 2016

Vitória em Jericó e possíveis causas da derrota para Ai.

Observe que antes da derrota para os moradores de Ai Israel utiliza vários princípios do Reino de Deus que exigem muita dedicação. A derrota em Ai envolve elementos simbólicos da avareza e da Babilônia





            Jericó estava localizada depois do Rio Jordão. Para conquistar esta cidade foi usado o número sete (7), ou seja, Israel deveria rodear a cidade  sete vezes com sete sacerdotes e tocando sete trombetas. Em outros textos, o número sete está relacionado com deixar parte do campo para órfãos, viúvas, estrangeiros ou auxiliar espiritualmente e fisicamente necessitados em geral. 

            Israel foi derrotado imediatamente após aplicar princípios do Reino de Deus relacionados com o número sete na conquista de Jericó. Este erro foi mensurar uma estratégia inferior para vencer a cidade de Ai. Para corrigir este erro e voltar a ter vitória Deus mostrou que Israel errou escondendo prata, ouro e capa babilônica debaixo da tenda. O ouro, a prata e a capa babilônica são elementos descritos em outros livros e que auxiliam a compreender os possíveis erros que Israel cometeu. 
      
            O ouro e a prata podem representar avareza. A capa babilônica representa um conjunto de erros. Como desde a saída do Egito até atravessar o Rio Jordão há diversos princípios do Reino de Deus que progressivamente Israel aprendeu a praticou, o surgimento dos elementos ouro e capa babilônica podem representar o abandono destes princípios do Reino de Deus para se dedicar a um estilo de vida avarento e babilônico.

            No livro de Daniel a Babilônia é descrita como confiança e ocupação demasiada na ciência (Dn1:4), confiança, dedicação excessiva ou dependência do estado e demais instituições acima da fé em Deus (Dn 3:1-7)  e obstáculos contra a oração diária (Dn 6). É possível que a derrota para a cidade de Ai tenha ocorrido por praticar ações semelhantes com estes elementos da Babilônia descritos pelo profeta Daniel.

           De Jericó até a cidade de Ai, o número sete (7) indica os princípios praticados, contrariamente, na derrota para Ai, o ouro e a capa babilônica escondidos debaixo da tenda indicam rejeição aos princípios de Deus para estabelecer outros objetivos ou viver uma vida contrária ao Reino de Deus. Portanto, entre conquistar Jericó e ser derrotado pelos moradores da cidade de Ai há aplicação de princípios do Reino de Deus e abandono destes mesmos princípios do Reino de Deus para se dedicar a um estilo de vida avarento e babilônico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário