21 de agosto de 2016

Doriel e Ruth - ascensão de líderes religiosos no Distrito Federal.

foto itej
Apóstolo Doriel de Oliveira é fundador da Igreja Tabernáculo Evangélico de Jesus. O ministério possui mais de 3.000 igrejas no Brasil e é popularmente conhecida como Casa da Benção (ICB). Doriel iniciou a pregação em Belo Horizonte no estado de Minas Gerais mas foi para o Distrito Federal em 1970. A ida para a "região de Brasília" - Taguatinga - foi fundamental para o crescimento da ICB em todo Brasil e para a ascensão de Doriel e Ruth como líderes evangélicos.

Brasília foi inaugurada em 1960 tornando-se o centro da administração do Brasil. Desde o início, por causa da centralização política, administrativa, o desenvolvimento econômico, as novidades do centro oeste e o poder autoritário do regime militar, tudo isto, transformou a nova capital num lugar de ascensão de brasileiros.

Brasília mudou a vida de muitos brasileiros. Vários profissionais liberais, empresários e políticos se beneficiaram das oportunidades da nova capital. Oscar Niemeyer foi um dos grandes brasileiros que tiveram ascensão por causa de Brasília. Esta região também foi um marketing excelente para a consolidação do casal de missionários como líderes evangélicos e para a expansão da ICB no Brasil.

Doriel era um desbravador pregando a liberdade em Cristo no centro administrativo, político e autoritário do Brasil. A associação da imagem DORIEL-BRASÍLIA teve um efeito psicológico muito forte na mente dos novos obreiros ou futuro pastores da Casa da Benção facilitando o crescimento e a manutenção do ministério.

Ainda hoje, Brasília é um marketing para a liderança da ICB. Permanece viva no coração da liderança os acontecimentos históricos de Brasília. A ICB criou um projeto para crescer em 5 anos o que levou 50 anos para ser feito. Segundo Doriel, sendo entrevistado pelo jornalista Celso de Marco, o objetivo é abrir 3.000 igrejas em 5 anos. Este é o mesmo slogan do Plano de Metas do presidente Juscelino Kubitschek que foi presidente do Brasil no final da década de 60.

A ICB cresceu no Brasil dando autonomia a muitos pastores. Em várias regiões do Brasil igrejas foram abertas com recursos próprios dos pastores e com a coragem dos novos obreiros.

É inquestionável que a fé e o trabalho de milhares de cristãos foram fundamentais para a expansão da ICB no Brasil e a ascensão de Doriel como líder evangélico no Brasil. Mas a imagem de Brasília centralizando e dando a imagem de autoridade é um símbolo com grande peso para manter o ministério. Ainda hoje, membros da ICB de todo Brasil ficam dominados ao ver fotos e vídeos de Doriel e Ruth ao lado de políticos e no Congresso Nacional. 

Segundo Doriel, quando estavam em Belo Horizonte, Deus revelou que o casal deveria ir para Brasília, então partiram com auxílio de vários membros da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário