26 de junho de 2016

Igreja e empresa nas obras sociais

Muitas empresas privadas estão fazendo campanhas do agasalho, a universidade de Lavras tem distribuído toneladas de alimentos e algumas igrejas evangélicas também realizam esta tarefa que é bíblica. Para empresas as campanhas sociais fazem parte do plano de marketing, para as igrejas evangélicas ajudar o próximo é um princípio bíblico. Que diferenças existem no plano de ação das empresas e das igrejas ao ajudar o próximo?
Empresas públicas e privadas realizam campanhas do agasalho, doam alimentos e divulgam estas campanhas nas mídias. Esta assistência social não é a atividade principal destas empresas, em muitas delas, o objetivo é ter lucros financeiros por meio da venda de serviços ou produtos. No planejamento destas corporações, estas ações cumprem o objetivo de marketing de divulgar a empresa, produtos, serviços e acrescentar valores à marca, como a solidariedade.
O fim destas campanhas é inquestionavelmente útil e importante para o público atendido, para os funcionários e para a sociedade. Evidentemente, as pessoas podem ser sensibilizadas por intermédio destas causas sociais, porém, a norma bíblica de "Mateus 6:1- fazer sem ser visto diante dos homens" - para estas empresas pode não ser viável, ao contrário, esta palavra de Deus pode ser contrária ao plano de marketing pois um dos objetivos destas campanhas sociais para as empresas em alguns casos é promoção pessoal ou institucional.
Para as igrejas o trabalho social é um princípio do Reino de Deus: Em Atos 11, na região de Antioquia, a primeira vez que os discípulos foram chamados cristãos ocorreu quando houve fome e Paulo foi escolhido para levar mantimentos para as pessoas. O plano de ação das igrejas evangélicas ao realizar trabalhos sociais deve seguir o texto bíblico: Mateus 6:1 Guardai-vos de fazer a vossa caridade e obras de justiça diante dos homens, com o fim de serem vistos por eles... . Para a igreja evangélica a palavra de Deus é a norma principal.

Cada cristão pode contribuir doando cobertores, blusas e alimentos. Os pastores devem realizar uma pesquisa para identificar pessoas necessitadas, reunir estas doações e distribuí-las para pessoas carentes da igreja e de fora da igreja. Após estas ações, durante um culto na igreja, pode-se fazer orações para os irmãos que receberam auxilio. Evita-se desta forma a utilização de técnicas de marketing empresarial com fins de promoção pessoal ou institucional na igreja.

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