18 de junho de 2016

Distâncias do Tabernáculo e da Arca da Aliança

     Maior autoridade relativo ao Tabernáculo e a arca da aliança tinham Moisés e Arão. Depois de Moisés e Arão, um pouco mais distante, habitando bem próximo do tabernáculo e da arca, estavam a tribo de Levi. Depois da tribo de Levi, um pouco mais distante do tabernáculo e da arca, habitavam as outras tribos de Israel. Muito distante, na extremidade de Israel, era o local do "populacho" que desejava voltar para o Egito. Quanto mais próximo do tabernáculo e da arca, mais princípios do Reino de Deus e maior a intensidade de aplicação destes princípios. Na extremidade do arraial, menos princípios do Reino de Deus e menor dedicação a estes princípios. Princípios do Reino de Deus no livro de Êxodo no trajeto do Egito até o monte Sinai: união, monoteísmo, oração, jejum, servir, ensinar, fé, perdoar, "dar comida e bebida", servir diariamente, atender necessitados (órfãos, viúvas e pobres), louvar a Deus com cânticos e etc. Estes princípios no livro de Êxodo estão no novo testamento e são os elementos que variam em intensidade desde a extremidade do arraial até o tabernáculo e até a arca da aliança.


Tribo de Levi 


     Por que a tribo de Levi tinha privilégios em relação ao tabernáculo? Por que a tribo de Levi, obrigatoriamente, foi readmitida por Davi para transportar corretamente a arca? Compreende-se que é necessário conhecer a tribo de Levi desde a origem desta no livro de Gênesis, mas no livro de Êxodo há um fato importantíssimo, esta tribo não seguiu o bezerro de ouro. 


Populacho na extremidade do arraial


Números 11 ARC (Almeida Revista e Corrigida) 
E aconteceu que, queixando-se o povo, era mal aos ouvidos do Senhor; e o fogo do Senhor ardeu entre eles e consumiu os que estavam na última parte do arraial.

Número 11 NTLH (Nova tradução na linguagem e hoje) 
Por estarem passando por muitas dificuldades, os israelitas começaram a se queixar a Deus... o fogo queimou no meio deles e destruiu uma ponta do acampamento...Havia estrangeiros viajando com os israelitas ... No Egito comíamos...



















Nenhum comentário:

Postar um comentário